6º Cinefront – Oficinas
O 6º Cinefront oferece ao público um conjunto de oficinas gratuitas, realizadas de maneira remota, abrangendo aspectos teóricos e práticos do fazer audiovisual e cinematográfico. Haverá reserva de 50% das vagas de cada oficina para pessoas residentes na Região Sul e Sudeste do Pará.
Acesse o link para se inscrever: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/MOFC2021/principal/view
Oficina: Documentário de criação
Ministrante: Camila Dutervil
Período: 15 a 26 de abril de 2021
Horário: 10h às 12h
Resumo: A oficina pretende proporcionar uma imersão criativa e histórica na linguagem do
Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes
contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção e outras expressões autorais. Poderão participar membros da comunidade universitária em geral e integrantes de movimentos sociais com interesse em aprimorar suas práticas de realização audiovisual.
Oficina: Interpretação para audiovisual
Ministrantes: Alberto Silva Neto e Cláudio Barros
Período: 23 a 30 de abril de 2021
Horário: 18h às 21h
Resumo: O objetivo é apresentar teoricamente, em forma de relatos de experiência, uma breve introdução sobre questões relacionadas à interpretação para a linguagem audiovisual
(cinema, televisão e internet), para depois vivenciar a prática de criar uma cena solo
com duração aproximada de 3 minutos, utilizando o próprio aparelho celular.
Oficina: A criação de imagens e o mundo da internet: em busca do selfie perdido
Ministrante: Mateus Moura
Período: 03 a 07 de maio de 2021
Horário: 09h às 12h
Resumo: Eu sou a imagem que eu construo de mim? Se não, o que eu sou então? E o que é a imagem que eu construo de mim? Partindo destas perguntas, reencontramos na atualidade uma prática tão velha quanto a representação: a auto-representação – hoje popularmente conhecida por “selfie”. Pela banalização de sua prática no mundo instantâneo e efêmero da internet, é tratada como algo vulgar, quando na verdade esconde potências na descoberta de si, do mundo e do outro que podem ser mais conscientemente trabalhadas, e se tornar uma grande ferramenta de reflexão. A oficina pretende, através de exercícios de cinegrafia e auto-representação, de reflexões sobre referências em diversas linguagens e da busca de poéticas pessoais, apostar na formação de olhares mais críticos e criativos. Seguindo a premissa também de que não pode haver a formação de criadoras e criadores críticos se não se formarem espectadoras e espectadores críticos, serão questões durante a oficina as posturas éticas que assumimos diante da imagem de outrem.
Oficina: Curta-metragem, do roteiro à tela
Ministrante: Kemuel Carvalheira
Período: 10 a 14 de maio de 2021
Horário: 09h às 12h
Resumo: A oficina apresenta as etapas de produção de um curta metragem, bem como, os meios para viabilização e exibição do filme. Os alunos aprenderão noções sobre a criação e feitura de um curta metragem, e os desafios em tirar uma ideia do papel.