Banner Especial do Cinefront

7º Cinefront – Catálogo de Filmes

 

 

Filme: Adeus, Capitão!

Ano: 2022

Duração: 2h55

Direção: Vincent Carelli, Tatiana Almeida

Estado/País: Pernambuco

Sinopse: O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS. Finalizado após a partida do Capitão, o filme é a devolução póstuma destes registros. Krohokrenhum deixa sua sombra e conduz, em canto solo, as novas gerações.


 

Filme: Alan

Ano: 2022

Duração: 1h32min

Direção: Diego Lisboa, Daniel Lisboa

Estado/País: Bahia

Sinopse: Um registro sobre Alan do Rap, artista transgressor da cultura musical periférica de Salvador, em sua luta para sobreviver e criar. O filme acompanha mais de dez anos do relacionamento entre os diretores do filme e seu personagem, testemunhando a força inerente ao ato da geração de arquivos audiovisuais, mas também a complexa relação entre sujeitos e objetos na criação documental, na busca de sua justa distância. Uma história única e individual, que também é um retrato de um país e sua falta de possibilidades.


 

Filme: Benzedeira – Maria do Bairro

Ano: 2021

Duração: 15min

Direção: San Marcelo, Pedro Olaia

Estado/País: Pará

Sinopse: O curta imerge no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, a bicha preta conhecedora de ervas e benzedor, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura.


 

Filme: Custódia

Ano: 2021

Duração: 25min

Direção: Vinicius Sassine

Estado/País: Distrito Federal

Sinopse: Ícaro e Valesca são presos depois de serem pegos vendendo bombons de chocolate. Passados os meses no cárcere, os dois tentam ter algum controle sobre os seus próprios destinos.


 

 

Filme: Da boca da noite à barra do dia

Ano: 2021

Duração: 18min

Direção: Tiago Delácio

Estado/País: Pernambuco

Sinopse: Na Zona da Mata pernambucana, sonho e realidade se misturam. Entre os canaviais, as cores, as danças, o teatro e a música revelam um passado não tão distante que coloca em xeque o presente e joga luz nos desafios futuros do cavalo-marinho – brincadeira que começa na boca da noite e se encerra na barra do dia. Sebastião Pereira de Lima, o mestre Martelo, ainda hoje se entrega a essa dança que se mistura com a própria vida.


 

Filme: #ForaCargill

Ano: 2022

Duração: 35min

Direção: Francisco Weyl

Estado/País: Pará

Sinopse: Partindo do ponto de vista de pescadores, extrativistas, ribeirinhos e trabalhadores rurais, o filme trata do conflito gerado pela construção do Terminal de Uso Privado da empresa estadunidense Cargill em território do Programa de Assentamento Agroextrativista (PAE) Santo Afonso, na Ilha do Xingu, município de Abaetetuba (PA).


 

Filme: Maria e Zé Cláudio: segue viva a luta pela floresta viva!

Ano: 2022

Duração: 1h10min

Direção: Fabio Oliveira, Evandro Medeiros

Estado/País: Pará

Sinopse: A história de vida, a luta e o legado dos ambientalistas Maria do Espírito Santo Silva e José Claudio Ribeiro, mortos por pistoleiros a mando de fazendeiros, em maio de 2011, devido suas denúncias contra desmatamento e retirada ilegal madeira do Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira em que moravam, no município de Nova Ipixuna, Pará. Dez anos após o assassinato, familiares de Maria e Zé Claudio e testemunhas do caso seguem sofrendo ameaças de morte e intimidações para que deixem o assentamento onde vivem. Mesmo assim, permanecem na terra, transformando a residência do casal numa espécie de museu-fundação que leva seus nomes, e seguem mobilizando a luta por justiça, contra a violência no campo e em defesa da floresta viva.


 

Filme: Mulheres em luta semeando resistência

Ano: 2022

Duração: 23min

Direção: Brigada de Audiovisual do MST

Estado/País: Brasília

Sinopse: Em março de 2020 foi realizado o I Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, com quase quatro mil mulheres de todos os cantos do país. Essa atividade histórica virou um curta-metragem que documenta e celebra a luta das mulheres Sem Terra.


Filme: Na fronteira do fim do mundo

Ano: 2022

Duração: 53min

Direção: Ismael Machado

Estado/País: Pará

Sinopse: O filme rastreia a devastação promovida pela Vale, uma das maiores empresas mineradoras do mundo, com grandes operações no Pará – mais especificamente em Carajás, o maior complexo minerador da história da companhia. A Vale lucra muito e devolve pouco à sociedade paraense e brasileira. O filme acompanha o ponto de vista de líderes indígenas, pequenos agricultores, ex-funcionários da Vale, ex-garimpeiros, cidadãos assentados e sem-teto, integrantes do Movimento de Trabalhadores Desempregados da Vale. O cenário principal do documentário é Canaã dos Carajás, uma cidade monoindustrial dependente da existência de minério. Para mostrar o que acontece quando o ciclo se acaba, o documentário vai a Serra Pelada entrevistar ex-garimpeiros, que mostram o que restou da febre do ouro na região.


 

Filme: Nas terras do bem virá

Ano: 2007

Duração: 1h50min

Direção: Alexandre Rampazzo

Estado/País: Minas Gerais

Sinopse: O percurso histórico de um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, no auge da ditadura militar. A partir da ênfase em grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia, ocorre uma aceleração do processo de migração. Como consequência surgem conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang.

 


 

Filme: O elemento tinta

Ano: 2022

Duração: 9min

Direção: Luiz Maudonnet, Iuri Salles

Estado/País: São Paulo

Sinopse: A morte de um pixador por Covid-19 é o estopim para que um grupo de pixadores se unam em uma ação direta contra a maneira como o governo Bolsonaro vem gerindo o país durante a pandemia.


 

 

Filme: O povo pode?

Ano: 2022

Duração: 2h08min

Direção: Max Alvim

Estado/País: São Paulo / Distrito Federal

Sinopse: O filme acompanha a Caravana Lula Pelo Brasil, de 2017, quando o ex-presidente Lula (PT) fez percursos por quase todo o país, um ano antes da campanha eleitoral que levaria Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República. As cenas da caravana que passou pelo nordeste brasileiro são justapostas aos depoimentos de quatro trabalhadores nordestinos que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas por políticas públicas implementadas durante os governos petistas, entre os anos de 2003 e 2016.


 

 

Filme: Operário da música

Ano: 2021

Duração: 36min

Direção: Vinicius Silva, Heloisa Fonseca

Estado/País: Pará

Sinopse: O Documentário Operários da Música: Artistas Invisíveis de Marabá a Amarante [parte 01] percorre as estradas que levam do Sudeste do Pará ao Sul do Maranhão na trilha de artistas cujas vidas podem ser contadas através da música, são cantores e compositores profissionais que produzem uma cena local e regional, enfrentando os desafios de se afirmarem como artistas na periferia.


 

 

 

Filme: S11D Conflitos

Ano: 2022

Duração: 46min

Direção: Alexandra Duarte

Estado/País: Pará

Sinopse: Parte da trilogia Ferro.via Amazônia, o documentário S11D Conflitos trata dos conflitos entre trabalhadores rurais sem-terra acampados e a mineradora Vale S/A, em Canaã dos Carajás. A cidade é sede do maior complexo de exploração mineral do mundo, o projeto S11D, que demandou a duplicação da Ferrovia Carajás, visando a ampliação da capacidade de escoamento de minério extraído da região. Por sua vez, na busca pela ampliação da área de exploração mineral, os trabalhadores rurais sem-terra denunciam que a empresa se apossou de terras da União de maneira irregular. Áreas reivindicadas para fins de reforma agrária pelos trabalhadores rurais sem-terra. Em junho de 2015, os sem-terra aproveitaram esse fato e passaram a ocupar as terras da empresa, forçando-a a acionar a Justiça e assim, a comprovar a titularidade das terras. Desde então, a área é foco de conflitos entre trabalhadores rurais sem-terra e a mineradora Vale S/A, além disso, o município de Canaã dos Carajás vive um momento de intenso crescimento populacional, migrantes que chegam à região principalmente através da Ferrovia Carajás e que aumentam demandas por serviços, direitos sociais e infraestrutura, contrastando com o discurso de progresso veiculado nas propagandas da mineradora sobre os benefícios do projeto S11D para a região.


Filme: Um poeta na Amazônia

Ano: 2021

Duração: 1h23min

Direção: José Huerta França / Espanha

Estado/País: Acre / Espanha

Sinopse: Filme inspirado pelo conturbado processo eleitoral brasileiro de 2018. A obra joga luz no trabalho do poeta acreano César Felix, que, durante a campanha eleitoral daquele ano, propôs literatura e poesia em contraponto ao ambiente violento que predominou nas redes sociais no período que fraturou a sociedade brasileira.


 

Filme: Vozes de Maria da Penha

Ano: 2022

Duração: 29min

Direção: Leonardo Gonçalves

Estado/País: Paraíba

Sinopse: A luta pelas antigas terras da Usina Tanques, na Paraíba, iniciou no ano de 1998 e contou com o apoio de duas instituições: Comissão Pastoral da Terra e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Depois de meses de trabalho de base e 9 meses de acampamento, os trabalhadores e trabalhadoras rurais conquistaram o direito à terra. Em prova de respeito e admiração pelo legado de Maria da Penha, importante sindicalista que atuou ao lado de Margarida Alves na inserção das mulheres na luta sindical e fundadora do Movimento Mulheres Trabalhadoras do Brejo, os assentados deram seu nome aos assentamentos conquistados.




Realização e Apoio


© 2015 - 2024 cinefront.com
Direitos de cópia e autoria de obras e materiais gráficos são respectivos dos idealizadores e licenciados para uso exclusivo no festival.


Desenvolvido com amor por Guilmour Rossi. Orgulhosamente criado com Libreflix.